Pela primeira vez, poderes Executivo e Legislativo elaboram juntos o orçamento participativo

No dia 20 vai haver Audiência Pública, para apresentação de dados à comunidade

Iniciaram nesta semana, as reuniões de planejamento voltadas ao orçamento participativo de Benedito Novo, referente ao ano de 2019. O objetivo é trabalhar na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anula (LOA).

Uma atividade que envolve o prefeito Jean Michel Grundmann, secretários municipais, representantes do setor de contabilidade da Prefeitura e, a partir deste ano, os vereadores. “Pela primeira vez, as reuniões direcionadas à discussão do orçamento passam a contar também com a participação dos vereadores que presidem as comissões na Câmara”, explica Jean.

Nesta segunda-feira, dia 6, o foco da discussão é o orçamento da Educação e Saúde. Na terça, será a vez do Esporte, Turismo e Lazer, Administração e Planejamento. Para encerrar, na quinta-feira, dia 9, o trabalho estará relacionado às Secretarias de Obras e Agricultura.

E ainda neste mês, no dia 20, às 18h, vai haver Audiência Pública na Câmara de Vereadores, para apresentação dos dados refretes à LDO. “Essa é uma forma de envolver também a comunidade nesse trabalho de discussão das receitas e despesas de cada pasta. Por isso, a participação de todos na Audiência é de extrema importância”, ressalta o prefeito.

O orçamento público transforma-se em lei após passar por um processo de ampla negociação, onde o governo deixa claro como pretende gastar a curto e médio prazo os recursos arrecadados com impostos, contribuições sociais e outras fontes de receita. A elaboração é obrigatória a todos os níveis de governo.