Projetos da Secretaria de Saúde de Benedito Novo são destaques nacional na segunda fase do Prêmio APS Forte para o SUS

Os projetos da Secretaria da Saúde do município foram selecionados até a segunda etapa de avaliação do Prêmio APS Forte para o SUS e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.

Os projetos abordam temas relacionados à saúde do idoso e a implantação de residência médica para a saúde da família.   As experiências foram intituladas como;

• Fique Sabendo e saia da Dúvida! Testes rápidos nos Idosos, um relato de Benedito Novo
  • Implantação de Residência em Medicina da Família e Comunidade SES-SC em um município de Pequeno porte no interior de Santa Catarina- Benedito Novo como cenário de prática- ensino-serviço no SUS.

Mais de 1200 práticas foram inscritas para o Prêmio APS Forte para o SUS. Desse número foram selecionadas 135 experiências. Os trabalhos de Benedito Novo, assim como os demais da segunda fase, foram analisados por jurados de renome que inclui o médico Dráuzio Varella e os jornalistas Claudia Coloca, Mara Régia, Lígia Formenti, Lise Alves, Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro e Alan Ferreira.

Entre os aspectos analisados, foram levados em conta o contexto da experiência, as atividades realizadas, a inovação e os resultados alcançados.

O Prêmio APS Forte para o SUS tem por objetivo reconhecer e divulgar formas de ampliação e facilidade de acesso aos usuários do SUS.

Ensino e Serviço

A Residência Médica que foi uma das experiências em destaque nacional através do prêmio   é instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977 e em 07 de julho de 1981 pela Lei nº 6.932, é uma modalidade de ensino de pós-graduação latu sensu, destinada a médicos. Funciona como um curso de especialização com treinamento em serviço. O Projeto acontece em instituições de saúde, com a supervisão de profissionais médicos especializados em saúde da família.

Em Benedito Novo o objetivo da experiência médica é compartilhar com os demais municípios a trajetória de um município do interior e de pequeno porte em conseguir implantar e manter o programa de residência médica.

O município de Benedito Novo possui atualmente 11.652 habitantes.

Experiências ganhadoras

Entre as selecionadas para o prêmio está a experiência aplicada no município de Jaraguá do Sul.

ü O projeto “Menina de Laço de Fita” trabalha a ternura como essência, a luta como princípio e o empoderamento como estratégia para a cidadania para juvenis e adolescentes.

ü Papel do protocolo da enfermagem no processo de acolhimento e primeira

consulta para zerar as filas na Atenção Primária em Saúde no município de

Jaraguá do Sul – SC

ü Os desafios da implementação de ações em promoção de saúde no cenário

escolar: relato de experiência de um grupo de crianças no Salgueiro

Sete fundamentos do Prêmio APS Forte para o SUS

• Adequação das estruturas e processos dos serviços de saúde para ampliar o acesso, como: ampliação e flexibilização de horários de atendimento, flexibilização de agendas, acesso avançado;
  • Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, para ampliar o acesso, a exemplo de: formas inovadoras de comunicação entre a equipe e a comunidade, marcação não presencial de consultas, estratégias de telessaúde/telemedicina;
  • Estratégias inovadoras para ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família;
  • Estratégias inovadoras de acesso que culminaram em aumento da cobertura vacinal;
  • Novas formas de contratualização público-público ou público-privada da Estratégia de Saúde da Família que aumentaram o acesso da população;
  • Estratégias de provisão e fixação de profissionais e estruturas em áreas remotas e/ou de vulnerabilidade, com ampliação do acesso;
  • Iniciativas de ampliação do acesso da população às ações e/ou às atividades de promoção da saúde.

Fonte: Portal da Inovação da Gestão do SUS; Divisão do Controle interno (Prefeitura de Benedito Novo)

Por Assessoria de Imprensa