Cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), marca a importância da prevenção às drogas no município de Benedito Novo.

Na última quinta feira (21) aconteceu a formatura do Proerd com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Teófilo Nolasco de Almeida, localizada no centro de Benedito Novo.

O Soldado Fogaça da Polícia Militar foi quem conduziu o programa.   Também estiveram presentes no local, o secretário de finanças, Ivandro Klitzke, (representando o prefeito Jean Grundmann), o  secretário municipal  de saúde, Ronie Loewen, os vereadores Walter Doege e Almir Butzke (representando a presidente da Câmara de Vereadores Marlei Beyer). Também o PM aposentado, Gilson Pessoti da Cooperativa Geradora de Energia Elétrica (Ceesam ),  a diretora da Escola Téofilo Nolasco,  Janice Giovanella e integrantes da Polícia Militar.

Durante a cerimônia, a diretora falou sobre a importância do papel dos pais na luta contínua contra as drogas.  “Esse é um cuidado que leva a vida toda, os pais sempre tem que estar de olho nos filhos, e, quando nos referimos às drogas, é melhor pecar por excesso do que por negligência”, afirma Janice.

Aprendendo a dizer NÃO

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é um trabalho de cooperação entre a polícia militar, escola e família. A iniciativa tem por objetivo capacitar crianças e adolescentes para serem auto responsáveis na vida, nos desafios diários e nas tomadas de decisões. As atividades realizadas durante o programa oferecem estratégias para que os alunos sejam bons cidadãos e resistam à oferta de drogas e o envolvimento com a violência.  O Proerd também inclui a família no processo educacional.

Com a aplicação do Proerd a escola complementa o projeto pedagógico que visa fortalecer a cidadania e está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A formanda do programa, Rebeca Klitzke de 11 anos conta que o aprendizado nas aulas vai ser lembrado e colocado em prática. “Nós aprendemos sobre como lidar com a pressão dos colegas, sobre como delatar o bullying. Eu estou bem feliz, vou usar isso bastante na vida e ajudar outras crianças também, relata Rebeca.

A mãe da Rebeca, Jaqueline Klitzke, se mostrou satisfeita com os resultados do Proerd na vida da filha. “A gente já tem essa preocupação em casa de prevenir, mas é muito gratificante saber que o projeto na escola veio só pra somar com o nosso cuidado”, declara Jaqueline

O secretário Ivandro Kitzke que representou o Prefeito na cerimônia e reforçou a importância da responsabilidade dos pais na educação dos filhos. “O professor faz a sua parte, a polícia faz a parte dela. Mais a educação vem de casa. Por isso é preciso medir atitudes, palavras e dar o exemplo aos filhos dentro de casa”, ressalta o secretário.