Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, América Latina e Caribe comenta detalhes da colaboração funcionária pública da Romênia para o município de Benedito Novo.

Delegação de Alba Iulia (Romênia) visitou Benedito Novo para concretizar estratégias de Cidades Inteligentes

Encontro discutiu estratégias para desenvolver o turismo na cidade brasileira

Entre os dias 14 e 18 de outubro, como parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) da União Europeia, uma delegação da Romênia trabalhou com a equipe brasileira de Benedito Novo na organização da administração pública e dos planos de ação relacionados a Cidades Inteligentes, como o uso de aplicações e equipamentos de turismo e o desenvolvimento de marcas.

Participaram do encontro por parte da delegação brasileira o prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, o secretário de Planejamento, Ivandro Klitzke, e a consultora de assuntos ambientais da Associação de Municípios do Médio Vale de Itajaí (AMMVI), Simone Gomes. Por parte de Alba Iulia participou a colaboradora Alina Dobra.

Visita aos principais pontos turísticos de Benedito Novo

Os objetivos específicos do segundo intercâmbio entre as duas cidades foram apresentar Benedito Novo à sua cidade parceira europeia junto às necessidades e ao potencial do município para a implementação de estratégias de Cidades Inteligentes. Além disso, o encontro tem como meta preparar um relatório sobre a aplicação de estratégias mútuas entre as cidades, discutir a estratégia de marca de Benedito Novo para o turismo e apresentar a rota do circuito Vale Europeu na Romênia.

Após a recepção do prefeito de Benedito Novo, Jean Grundmann, e sua equipe à delegação visitante, foi realizada uma apresentação do cenário da cidade brasileira: demografia, censo populacional, planos de saneamento e rotas turísticas. À tarde e no dia seguinte foram visitadas as principais atrações turísticas de Benedito Novo, e foi possível analisar em profundidade a situação atual das duas delegações e a estratégia de promovê-las no exterior.

Para o prefeito Jean Grundmann, receber a representação romena é importante para a cidade e contribuirá para o seu desenvolvimento. “Eles estão aqui para nos ajudar a desenvolver uma marca para o turismo em Benedito Novo a partir do desenvolvimento de aplicações turísticas. A Romênia é um país mais antigo que o Brasil e passou por grandes transformações. Com o intercâmbio, podemos observar os erros e sucessos de sua gestão, aprender a evitar problemas e investir em soluções para a nossa cidade”, explica Grundmann.

No terceiro dia do intercâmbio foram visitadas empresas do município, como a Cooperativa de Energia Elétrica Santa Maria (CESAM), a empresa de papel BN Papéis e a empresa madeireira MADESP. Dessa forma, a delegação de Alba Iulia teve a oportunidade de conhecer o potencial das empresas da região e a sua possível contribuição para empresas privadas e o setor público na Romênia.

Visita à Madesp, empresa madeireira de Benedito Novo

No quarto dia de encontro, ambas as delegações trabalharam na ideia de criar uma marca para Benedito Novo, com base no estudo de marcas desenvolvidas por cidades e regiões do mundo, e também no compartilhamento da estratégia de desenvolvimento de marca turística de Alba Iulia. Este trabalho levou à conclusão de um relatório completo em relação ao desenvolvimento da marca para Benedito Novo.

No último dia da visita foi discutido o desenvolvimento e a implementação de um plano de ação entre as duas delegações e a missão foi encerrada com ambas planejando ir além das visitas entre as cidades e de fato trabalhar em estratégias conjuntas.

Último dia do intercâmbio entre Benedito Novo e Alba Iulia, no qual foram compartilhados pontos de interesse para se trabalhar em um futuro próximo

IUC-LAC (América Latina e Caribe)

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) apoia cidades de diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da Nova Agenda Urbana e no combate às mudanças climáticas. O capítulo da América Latina e do Caribe do programa global da IUC é responsável pela implementação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na região.

Sobre o programa de Cooperação entre cidades

O programa apoiou 26 trocas de experiências e conhecimentos entre cidades da América Latina e da Europa, nas quais são discutidos tópicos da Nova Agenda Urbana sobre os desafios que o desenvolvimento urbano apresenta às cidades envolvidas. Até o momento, isso resultou em 14 planos de ação locais para resolver esses desafios. Existem 7 cidades do Brasil, 5 da Argentina, 4 do Chile, 4 do Peru e 6 da Colômbia.

O programa apoiou a realização de 5 workshops no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, com o objetivo de: (1) criar capacidades locais nas cidades da ALC, sob o âmbito da Nova Agenda Urbana; (2) tornar visíveis as melhores práticas em desenvolvimento urbano sustentável; (3) divulgar os conceitos de desenvolvimento sustentável da cidade; e (4) explorar como o setor privado pode estar envolvido na participação da nova agenda urbana.

Mais informações em www.iuc-la.eu