Projetos desenvolvidos em Benedito Novo são selecionados para o Fórum Internacional da Saúde Mental

Evento ocorre nesta semana, em Porto Alegre

Promover um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que vêm construindo novas práticas em saúde mental. Esse é o objetivo do II Fórum Internacional: Novas Abordagens em Saúde Mental, realizado em Porto Alegra, no Rio Grande do Sul, nos dias 23 e 24 deste mês.

A Secretaria de Saúde de Benedito Novo estará representada pelo psicólogo Fernando Antônio Portela Jaepelt. “Vou participar de atividades de socialização, no estilo mesa redonda. Os dois trabalhos desenvolvidos no nosso município que foram selecionados são o Grupo TransformArte e o Nova abordagem de saúde mental na prática: trajetória de Benedito Novo”, explica Fernando.

GRUPO TRANSFORMARTE:

O TransformArte iniciou com objetivo generalista de fazer arteterapia com pacientes de saúde mental, sem pretensões mais específicas, porém, aberto aos participantes, com base nas especificidades emergentes caracterizando o grupo. No primeiro encontro, um paciente adulto compareceu, juntamente com psicólogo, estagiária de psicologia e a farmacêutica -ambos do NASF. O encontro se desenrolou a partir dos relatos das expectativas dos presentes, com proposta de desenho associado à conversa. Nos encontros seguintes, entraram mais dois adolescentes. Por limitações burocráticas, os mediadores não acessaram a capacitação de arteterapia, estagnando as atividades de desenho (falta de técnicas diferenciadas que abrissem novos horizontes). Contudo, isso não foi motivo para se encerrarem as atividades. O nome continuou TransformArte, pois “arte” é uma palavra ampla que não engloba apenas o desenho. Passamos a trabalhar com músicas, poesias, filmes e eventuais desenhos, servindo como ponto de partida em conversas nas quais todos pudessem se expressar, produzindo reflexões frutíferas. Atualmente, o grupo conta com dois adolescentes e dois mediadores (psicólogo e farmacêutica). Apesar da baixa quantidade de participantes, há qualidade nas discussões. O método, poder-se-ia dizer, apoia-se na associação livre freudiana, isto é, surge um assunto como ponto de partida, os participantes falam o que lhes vem à cabeça e o mediador pontua elementos significativos, identificando relações que abrem o discurso a novos significados. Nesse ínterim, ocorreu o Show de Talentos do SUS na região, onde uma adolescente participante do grupo apresentou um poema de sua autoria, acompanhada pelo psicólogo, que fazia o fundo musical com violão. Essa adolescente no início do acompanhamento, apresentava grande dificuldade em se expressar, e temia apresentações em público. O outro adolescente, no início, apresentava conflitos na família e na escola, com diversas intervenções do conselho tutelar, relatos de educadores descrentes da melhora por parte dele. Hoje ele que era marginalizado pela comunidade tem lugar de expressão, mostrando interesse pela arte e encontrando reconhecimento, podendo legitimar sua identidade para além do estigma que carregava. Houve relatos positivos do conselho tutelar e escola elogiou o adolescente na qual teve mudança seu comportamento e desempenho em sala de aula.

NOVA ABORDAGEM DE SAÚDE MENTAL NA PRÁTICA

A inclusão das ações de saúde mental na Atenção Básica vem de encontro para a consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira, mas necessita de organização, integração do cuidado e interdisciplinaridade a fim de aplicação desta pratica. A atenção básica é o 1º contato – porta de entrada preferencial com vínculo e responsabilidade pelos indivíduos ao longo do tempo independente da doença ou agravo do mesmo.  Para tanto há a necessidade de integralidade da atenção com coordenação do cuidado às necessidades dos indivíduos, famílias e comunidades.  Mas se tratando de saúde mental em Benedito Novo estamos reorganizando os processos de trabalho buscando esta integralidade do cuidado e a interdisciplinaridade. Mas na nossa realidade percebe-se que os profissionais da “ponta” possuem dificuldades para acolhimento e atendimentos dos usuários em sofrimento psíquico ou outros casos de saúde mental. Para tanto foi necessário organização da rede a fim de trabalhar de forma conjunta com as equipes da AB e equipe de saúde mental. A equipe de saúde mental de Benedito Novo atua de modo interdisciplinar, com atenção voltada ao sujeito e seus vínculos familiares e comunitários, partindo do paradigma estabelecido pela reforma psiquiátrica. Para os pacientes cujo sofrimento psíquico severo dificulta a saída de casa, os atendimentos são realizados principalmente por meio de visitas domiciliares, com dois profissionais (entre as categorias de: enfermagem, medicina, psicologia ou assistência social). O trabalho é baseado na escuta qualificada, privilegiando não o sintoma de modo isolado, mas a estrutura que o produz, isto é, a história do sujeito, seus elos entre o passado e o presente, e o significado que a problemática adquire nessa conjuntura. Desse modo, longe de soluções simplistas, as estratégias de acompanhamento são pensadas de acordo com a singularidade do caso. Para ilustrar essa concepção de trabalho e propor uma discussão na roda de conversa, contamos com o recorte do caso de uma paciente com sofrimento psíquico severo, aliado à vulnerabilidade econômica, destacando o modo como sua história de infância se articula determinando o sofrimento atual, e como isso incide na atuação dos serviços que a acompanham.

Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223

Fernando (47) 99113-0552