Ações da Saúde Pública de Benedito Novo promove resultados positivos no enfrentamento à COVID 19

Há mais de 3 meses de cumprimento da quarentena, a Saúde Pública de Benedito Novo apresenta uma compilação das ações de enfrentamento à pandemia Estamos na entrada do quarto mês de quarentena. O início, que se deu com o isolamento social, ocorreu no dia 17 de março e gerou bons resultados em Santa Catarina. O estado foi classificado em 3º lugar do país, com a menor taxa de letalidade. Em Benedito Novo, apesar do impacto natural da pandemia, as ações de enfrentamento também proporcionaram resultados positivos. Atualmente, há 10 casos confirmados e 1 caso suspeito na cidade Todos os pacientes infectados já estão recuperados da doença. Rotina COVID 19 Da suspeita à confirmação Quando um caso se enquadra nos critérios e passa a ser suspeito do novo coronavírus, as enfermeiras do setor de Vigilância Epidemiológica, vestidas com equipamento de proteção (EPI, S), dirigem se à casa do paciente para a coleta. Após essa etapa, o material é colocado em recipiente higienizado, esterilizado e lacrado. O motorista que estiver de plantão, encaminha o exame ao laboratório GENOLAB, localizado em Blumenau. O laboratório é particular( CREDENCIADO LACEN) e os exames são custeados pela Gestão Pública. Tratamento x Recuperação COVID 19 Após a confirmação do diagnóstico, o paciente recebe suporte completo da Saúde Pública para cumprir a quarentena. “O infectado recebe atendimento médico, de enfermagem e psicológico. Eu acredito que através desse apoio em conjunto se deve o sucesso de unanimidade de recuperados”, explica o secretário de saúde, Ronie Lewin. Atendimento x Medidas Protetivas Atualmente o atendimento nas Unidades de Saúde é realizado de forma reeducada ao contexto do novo coronavírus. Na entrada da unidade, já é possível visualizar uma placa que avisa aos sintomáticos de coronavírus que se dirijam em direção oposta às demais pessoas. Outra placa na recepção alerta a população para a realização da higiene antes o atendimento no balcão. Para cada número de telefone fixo de atendimento, também foram criados WhatsApp dos Postos de Saúde. A inciativa serve para evitar aglomerações desnecessárias em um local de possível contaminação. Todos os números fixos estão disponíveis no mais utilizado aplicativo de mensagens e os pacientes podem utilizar o app, como mais uma forma de comunicação com a Saúde Pública. Confira os telefones: Vacinação contra a Gripe A Saúde Pública do Município também investiu na divulgação e realização da Campanha de Vacinação Nacional contra a Gripe durante a pandemia, o Ministério da Saúde definiu que na primeira fase fossem vacinados, prioritariamente, os idosos. Em Benedito Novo ,100 % da terceira idade foi vacinada. A Campanha contra a Gripe foi estendida pelo MS até dia 30 de junho. O grupo prioritário atual, inclui crianças de 06 meses a 06 anos e idosos de 55 a 59 anos. No município, 80% desse público alvo já está imunizado. Saúde na Mídia Para trazer ainda mais informação e bem estar à população, a Secretaria de Saúde deu início à uma série de vídeos com orientações de saúde específicas para o período de quarentena. As profissionais, nutricionista ,Jéssica Nasato, e, a enfermeira, Gabi Muller, dão diversas dicas de alimentação e exercícios que promovem qualidade de vida durante o período de pandemia. Nas redes sociais da prefeitura já estão disponíveis dois vídeos com os temas:  Ansiedade x Respiração  Ansiedade x Alimentação. O conteúdo é disponibilizado às quintas feiras nas redes sociais da Prefeitura de Benedito Novo. O órgão de Saúde por meio da Imprensa da Prefeitura, também informa diariamente à população os dados da crise do coronavírus com a publicação do Boletim Diário. Acesse: facebook.com/prefeituradebeneditonovo Instagram @imprensaprefeituradebeneditonovo Comitê de Crise Desde o início da pandemia o Prefeito, Jean Grundmann, atua em parceria com o legislativo e a Saúde Pública. “Já em março criamos o Comitê de Crise para manter o cumprimento e fiscalização das medidas. Ressaltamos à população que continue respeitando as orientações de higienização, medidas sanitárias e outras normas decretadas pelo governo e município. Se cada um fizer a sua parte, vamos continuar a ter bons resultados na prevenção e tratamento ao novo Corona vírus”, afirma o prefeito.