Projeto “Basta Violência” criado por profissionais de saúde de Benedito Novo é apresentado na VIII Mostra de Experiências de Humanização com o tema “Humaniza SUS na contemporaneidade”.

Você sabia?  A prefeitura por meio das secretarias de saúde e assistência social sob a coordenação da assistente social, Joelma Bonatti, criou o programa “Basta Violência” para capacitar profissionais que atuam na prevenção e solução de problemas relacionados à violência no município.  O projeto inclui os setores de; Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho   Tutelar, Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital; Conselhos Municipais; Ministério Público;

Segundo a assistente social, Joelma Bonatti, a iniciativa surgiu a partir da demanda de situações no Centro de Referência e Assistência Social (CREAS). “A partir dos atendimentos realizamos no CREAS, percebeu-se essa necessidade do “Basta Violência” é uma ação conjunta entre os serviços de saúde e assistência social, que analisam o usuário em sua integralidade. O que resultou em redução no número de práticas de violência em casos novos”, explica Joelma.

O projeto foi criado em 2018 pela assistente social, Joelma Bonatti, desde então já ocorreram diversas ações contra a violência.  Foram fabricadas camisetas para equipe com a logo do projeto, divulgação na mídia, palestras de orientação, propaganda visual de conscientização e informação (redes sociais) e Outdoor, levantamento dos dados por setor e ainda a criação do “violentometro “que funciona como um termômetro para classificar os níveis de situações de violência. Também foram realizados encontros de formação e informação sobre a temática e uma audiência publica para demonstração dos fluxos.

Resultado Positivo

Com a aplicação do projeto, os índices de violência foram reduzidos em 68%. Confira a Tabela!

Criança

24

8

Adolescente

23

6

Adultos

24

10

Idosos

28

7

28,%

Não Casos

0

99

31

A iniciativa foi apresentada pela assistente social, Joelma Bonetti, na VIII Mostra de Experiências de Humanização com o tema “Humaniza SUS na contemporaneidade”. O evento aconteceu na cidade de São José (SC) no mês de outubro.  A Mostra de experiências é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Escola Pública de Saúde.

O prefeito Jean Grundmann ressaltou a importância do projeto para o município. “O trabalho contra a violência deve começar na prevenção e é isso que o projeto “Basta Violência”, informar para prevenir e lidar com situações de violência de forma mais capacitada para os casos em que os vínculos saudáveis já foram atingidos pela violência, explica o prefeito.

Por Assessoria de Imprensa