Projetos da Secretaria de Saúde de Benedito Novo são destaques nacional na segunda fase do Prêmio APS Forte para o SUS
Projetos da Secretaria de Saúde de Benedito Novo são destaques nacional na segunda fase do Prêmio APS Forte para o SUS
Os projetos da Secretaria da Saúde do município foram selecionados até a segunda etapa de avaliação do Prêmio APS Forte para o SUS e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.
Os projetos abordam temas relacionados à saúde do idoso e a implantação de residência médica para a saúde da família. As experiências foram intituladas como;
- Fique Sabendo e saia da Dúvida! Testes rápidos nos Idosos, um relato de Benedito Novo
- Implantação de Residência em Medicina da Família e Comunidade SES-SC em um município de Pequeno porte no interior de Santa Catarina- Benedito Novo como cenário de prática- ensino-serviço no SUS.
Mais de 1200 práticas foram inscritas para o Prêmio APS Forte para o SUS. Desse número foram selecionadas 135 experiências. Os trabalhos de Benedito Novo, assim como os demais da segunda fase, foram analisados por jurados de renome que inclui o médico Dráuzio Varella e os jornalistas Claudia Coloca, Mara Régia, Lígia Formenti, Lise Alves, Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro e Alan Ferreira.
Entre os aspectos analisados, foram levados em conta o contexto da experiência, as atividades realizadas, a inovação e os resultados alcançados.
O Prêmio APS Forte para o SUS tem por objetivo reconhecer e divulgar formas de ampliação e facilidade de acesso aos usuários do SUS.
Ensino e Serviço
A Residência Médica que foi uma das experiências em destaque nacional através do prêmio é instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977 e em 07 de julho de 1981 pela Lei nº 6.932, é uma modalidade de ensino de pós-graduação latu sensu, destinada a médicos. Funciona como um curso de especialização com treinamento em serviço. O Projeto acontece em instituições de saúde, com a supervisão de profissionais médicos especializados em saúde da família.
Em Benedito Novo o objetivo da experiência médica é compartilhar com os demais municípios a trajetória de um município do interior e de pequeno porte em conseguir implantar e manter o programa de residência médica.
O município de Benedito Novo possui atualmente 11.652 habitantes.
Experiências ganhadoras
Entre as selecionadas para o prêmio está a experiência aplicada no município de Jaraguá do Sul.
ü O projeto “Menina de Laço de Fita” trabalha a ternura como essência, a luta como princípio e o empoderamento como estratégia para a cidadania para juvenis e adolescentes.
ü Papel do protocolo da enfermagem no processo de acolhimento e primeira
consulta para zerar as filas na Atenção Primária em Saúde no município de
Jaraguá do Sul – SC
ü Os desafios da implementação de ações em promoção de saúde no cenário
escolar: relato de experiência de um grupo de crianças no Salgueiro
Sete fundamentos do Prêmio APS Forte para o SUS
- Adequação das estruturas e processos dos serviços de saúde para ampliar o acesso, como: ampliação e flexibilização de horários de atendimento, flexibilização de agendas, acesso avançado;
- Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, para ampliar o acesso, a exemplo de: formas inovadoras de comunicação entre a equipe e a comunidade, marcação não presencial de consultas, estratégias de telessaúde/telemedicina;
- Estratégias inovadoras para ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família;
- Estratégias inovadoras de acesso que culminaram em aumento da cobertura vacinal;
- Novas formas de contratualização público-público ou público-privada da Estratégia de Saúde da Família que aumentaram o acesso da população;
- Estratégias de provisão e fixação de profissionais e estruturas em áreas remotas e/ou de vulnerabilidade, com ampliação do acesso;
- Iniciativas de ampliação do acesso da população às ações e/ou às atividades de promoção da saúde.
Fonte: Portal da Inovação da Gestão do SUS; Divisão do Controle interno (Prefeitura de Benedito Novo)
Por Assessoria de Imprensa