Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, relembramos a trajetória do seu João Caetano que atuou como servidor público por quase 20 anos.

O serviço era braçal, o maquinário e a tecnologia ainda eram recursos escassos. Cada serviço realizado, exigia esforço físico e muita disposição. Aos 65 anos de idade, João Caetano, relembra cada detalhe dos 16 anos em que atuou no serviço público em Benedito Novo.

“O nosso equipamento de trabalho era uma inchada, foice, vassoura e até marreta. As ruas não eram asfaltadas, e, era na mão que a gente capinava o excesso de mato com o uso da inchada.  Depois eu roçava com a foice e ainda quebrava com a marreta as pedras que sobravam na beira de estrada, relata o aposentado.

Funcionário público do setor de limpeza, seu Caetano era responsável pela higienização do bairro Alto Benedito até a divisa com o município de Dr. Pedrinho. Era através das mãos dele que a limpeza do local estava garantida.  Hoje já aposentado ele conta que a disposição para o serviço era constante.

“Naquela época muitas vezes o temporal derrubava árvores e deixava a cidade prejudicada, então várias vezes nossa equipe ia trabalhar a noite e reorganizar a limpeza e ordem da cidade”, detalha ele.

Ao olhar para trás o servidor que hoje já tem 2 filhos adultos e um casamento de mais de 30 anos, relembra com satisfação os anos dedicados ao serviço público e aconselha os mais novos a valorizarem a oportunidade.

“Nossa equipe era muito unida, me lembro com saudade dos amigos, dos prefeitos, e, de todos que contribuíram com a minha história no trabalho. Quem entra em uma prefeitura hoje, precisa cuidar do seu emprego, agir corretamente e saber que se fizer tudo certo vai ter o emprego garantido. Nas empresas particulares o futuro do trabalhador é sempre incerto”, avalia, Caetano.