Mais de 100 crianças fazem parte das escolas de futsal em Benedito Novo.

Considerado paixão nacional, o futebol pode trazer diversas vantagens ao jogador. Na vida crianças a prática desse esporte pode contribuir com o desenvolvimento motor e cognitivo. O Fundo das Nações Unidas para a Infância, (UNICEF), considera o futebol como uma ferramenta educativa que pode contribuir com a superação de traumas, frustrações, proteger da violência e favorecer a qualidade de vida na infância.

Em Benedito Novo, a prefeitura promove através da secretaria de esportes aulas de futsal para mais de 100 crianças do município.  As categorias dos times são divididas por idade e incluem crianças de 06 a 13 anos. As aulas acontecem desde o início do ano de 2017 e atualmente são distribuídas em três núcleos coordenados pelo professor de educação física Leonir Vicente.

• Santa Maria: Terça feira das 9h30 às 10 h30 e das 17h às 18h
  • Alto Benedito Novo: Segundas e quartas das 17h30 às 19h30
  • Centro: Quintas feiras das 9h às 10h e das 14h às 16h e Sábado das 8h às 12h

Benefícios fora de campo

Alongamento, aquecimento, teoria dos passes de jogo e finalizações. Essas são as primeiras etapas das aulas do professor Marcos Hammermeister, ele que comanda as escolinhas de futebol, oferecidas no núcleo do centro.   Para, Hammermeister a resposta dos alunos ao projeto tem sido positiva “Cada vez chegam mais e mais alunos, eles correspondem ao ensino e o crescimento da escolinha é constante”, relata o professor.

E para quem pensa que futebol é coisa de menino, a Camila Koloswski, de 12 anos, mostra que não é bem assim. Ela é aluna regular do núcleo do centro e conta que a experiência com o futebol começou cedo.  “Eu desde criancinha sempre gostei de mexer com a bola, hoje eu acompanho futebol na internet. É um esporte para todas as pessoas, aqui eu já prendi a chutar a bola corretamente e dar os primeiros passes no jogo e pretendo evoluir ainda mais”, afirma Camila.

O secretário de esportes, Edemir Draeger, explica que os objetivos das aulas de futsal vão além do esporte. “Precisamos tirar as crianças do celular, e incentivar à pratica esportiva que traz inúmeros benefícios, promove saúde e aprendizado”, ressalta o secretário.

João Persuhn de 12 anos já sente esses ganhos na pele. “Chute, finalizações, passes, dribles, a gente aprende sempre em cada aula, pra mim esse momento me relaxa muito”, disse o aluno.

Núcleo de Alto Benedito

No pavilhão de esportes do bairro Alto Benedito Novo, o professor Algacir Geovanella, conhecido como Bibi, comanda as escolas de futsal.  Ele que é profissional de educação física, já atua nessa área há vários anos na cidade. Para Bibi acompanhar o sucesso e evolução dos alunos é uma satisfação.

“Eu tenho alunos de épocas passadas que hoje participam de campeonatos municipais então para mim é motivo de gratidão e orgulho, pois diminuímos o risco de eles crescerem na rua ou ficarem somente no celular”, afirma Bibi.

Alisson Piske de 9 anos esteve na primeira aula dele nesta segunda (21) e já  conta qual foi a lição aprendida” Eu nem sabia ficar na posição correta e agora já sei jogar como zagueiro”, relata ele.

“A gente os ensina os primeiros passes e eles vão evoluindo, no início eles vão pra cima da bola, depois que aprendem as posições já sabem se colocar no lugar certo”, explica Bibi.

Nós aqui ensinamos o primeiro chute na bola, os passes, chutes, porém incentivamos para que esse momento não seja só de diversão. Eles podem gostar do esporte e futuramente até atuar profissionalmente no futebol, o que seria muito orgulho para o nosso município”, ressalta Draeger.

Por assessoria