Intercambista da União Europeia visita empresas de Benedito Novo

Alina Dobra é de nacionalidade romena e participa do intercâmbio da União Europeia para funcionários públicos. Nessa quarta-feira (16) prefeitura, ela pode conhecer algumas empresas que movimentam o município de Benedito Novo em companhia do prefeito, Jean Grundmann, e, parte da equipe da gestão pública.

A intercambista esteve na Cooperativa Geradora de Energia Elétrica e Desenvolvimento Santa Maria (CEESAM). A estrangeira pode conhecer as usinas locais, o maquinário, tubulações e receber esclarecimentos dos engenheiros e funcionários sobre o uso dos sistemas e máquinas que permitem a geração de energia sem prejuízo ao meio ambiente. Alina também conheceu os projetos em andamento da cooperativa.

Atualmente a CEESAM possui capacidade para fornecer energia para até 70 mil residências. O diferencial da companhia é a produção energia limpa e de baixo impacto ambiental que resulta em redução de custo. O presidente da cooperativa, Lorivald Beyer, agradeceu a visita da Romena “Foi um prazer receber a Alina e ter o privilégio de explicar o nosso trabalho, ficamos felizes com a visita dela”, relata Beyer.

Para a intercambista, conhecer a produtora de energia foi uma novidade positiva. “Eu nunca tinha estado dentro de uma geradora de energia, foi uma aula que me permitiu entender o processo da geração e conhecer os equipamentos, eu agradeço muito aos profissionais que me acompanharam”, afirma ela.

BN Papéis

Alina também pode conhecer a empresa BN papéis que é especializada em papéis especiais e está presente em todo o Brasil, e alguns países como México e Argentina. Na visita, os gerentes, Nilson Zanella e Antônio Matni acompanharam a romena e a equipe da prefeitura.

Alina pode compreender todo o processo da formação do papel, o uso da matéria prima, os sistemas de controle das máquinas, valores de custos e investimentos, além do diferencial na gestão de pessoas. A BN papéis de Benedito Novo (SC) possui mais de 100 funcionários e tem previsão de novas contratações devido ao investimento em novos maquinários.

A produção diária da empresa pode atingir até 60 Toneladas. A empresa também realiza ações de incentivo à educação e crescimento dos funcionários. E foi exatamente esse aspecto, que chamou a atenção de Alina “Ao conhecer a política, missão e valores da empresa na apresentação, achei muito interessante o foco na gestão de pessoas, cuidar do funcionário é algo muito importante, que bom seria se mais empresas pensassem assim”, destaca ela.

O gerente, Antônio Matni, fez um agradecimento especial à intercambista com o uso da palavra “MULTIMESC” na apresentação, que significa obrigado na língua romena. Ele conta que ficou satisfeito com a oportunidade de apresentar a companhia. “Foi um prazer receber a Alina e poder demonstrar os nossos valores, o foco nas pessoas no respeito e o processo de produção do papel, afirma ele.

Madesp

Na última visita do dia, a intercambista também esteve na empresa madeireira, Madesp que produz derivados de madeiras, destinados à construção civil e molduras para decoração.

Pelos corredores da empresa, Alina aprendeu sobre as etapas que envolvem a produção dos produtos; como a separação dos blocos de madeira, medição até as fases de pintura e acabamento. O gerente, Adriel Spiess, também mostrou a história da companhia desde o seu surgimento em 1993 com o início da produção de madeira cerrada e a evolução da empresa ao longo dos anos.

Ele relata que ficou feliz com a troca de informações sobre o ramo de madeira na Romênia. “A Alina me deu informações de como funciona o ramo madeireiro na Romênia, percebemos que há a mesma dificuldade aqui na luta contra a retirada de madeira nativa, que não é nosso caso, já que incentivamos a retirada adequada e o reflorestamento. Em outras visitas ao Brasil, Alina está convidada a retornar à empresa, afirma Spiess.

Alina se mostrou grata pela   experiência. “Eu gosto muito de construções com o uso da madeira, quadros, molduras trazem um design diferente ao ambiente, foi um prazer estar aqui e fui muito bem recebida e espero sim retornar ao Brasil com toda a minha família, ressalta a intercambista.

Por Assessoria de Imprensa