Dia Mundial da Saúde: Hipercaminhada reúne mais de 120 pessoas

O grupo percorreu 1.500 metros, da praça até o Pavilhão de Eventos

No dia 24, foi realizada em Benedito Novo a caminhada de prevenção da hipertensão, para comemorar o Dia Mundial da Saúde. A “Hipercaminhada, eu sou 12/8” envolveu os participantes dos grupos dos idosos, profissionais de saúde, alunos da Escola Estadual Teófilo Nolasco de Almeida e demais pessoas da comunidade, totalizando 120 participantes.

Antes da saída, foi aferida a pressão arterial de todos. “Os que tinham alteração nos valores pressóricos receberam orientações e encaminhamentos necessários para acompanhamento e prevenção da hipertensão”, observa o secretário Ronie Gilberto Loewen.

O grupo percorreu um trecho de 1.500 metros, saindo da praça em frente à Prefeitura e tendo como destino o Pavilhão de Eventos. Na chegada no pavilhão, os participantes receberam água, suco, bananas e bolachas. Teve ainda palestra sobre a hipertensão, conduzida pelos médicos residentes Abel Demar Cespedes Alcoba e Stefany Ignez Pastore.

Assuntos abordados: prevenção, as causas, o tratamento e os cuidados com a doença. Foi destacado também o fato da hipertensão ser uma doença silenciosa e da necessidade do controle da pressão arterial. Quem já tem pressão alta, foi orientado da necessidade de acompanhamento e do uso diário e correto da medicação prescrita pelo médico. Outra medida importância é fazer exercício físico diariamente, podendo ser uma caminhada de meio hora.

Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223