Formação profissional do cuidador oferece segurança ao idoso

Na próxima década a população brasileira será formada por mais idosos do que crianças. Essas são as estimativas do Ministério da Saúde. E quando o assunto é a quantidade de idosos a população brasileira já lidera o 5º lugar no mundo.

E se por um lado, o envelhecer pode gerar preocupações, por outro, pode ser sinônimo de oportunidade. A profissão de cuidador de idosos está entre as que mais cresce no país. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revela que o número de profissionais passou de 5.263 para 34.051 empregados em 2018. A alta é de mais de 500%.

Em Benedito Novo a prefeitura oferece o curso de cuidador de idosos de maneira gratuita em parceria com o SENAC de Blumenau.  A enfermeira Scheila Beck é uma das professoras da instituição parceira, para ela, a formação é um diferencial importante na hora de prestar serviço ao idoso.

“ Em aula desenvolvemos todas as atividades de vida diária do idoso, que são eles: cuidados com os diferentes tipos de sondas, cuidados relacionados à administração de medicamentos, aplicação de injeção subcutânea, realização de banho de leito, cuidados na hora de administrar a dieta ao idoso, principais patologias da terceira idade, legislação e estatuto do idoso. Ainda ensinamos como desenvolver a independência do idoso e facilitar a relação familiar no processo de saúde/doença, enfim, é sem dúvida um curso de extrema importância para a melhoria de vida do idoso. Ter o conhecimento e a bagagem de um curso profissionalizante é o que dá destaque ao cuidador e segurança para a família e idoso”, argumenta Sheila.

A busca por cursos de formação de cuidador de idoso teve um aumento de 84% em 2018, em relação a 2017.   A cuidadora Marlete Jensen é uma das alunas em Benedito Novo, às terças e quintas ela está pontualmente na sala de aula. Para ela, o curso trouxe novos aprendizados que com certeza vão ser utilizados no dia a dia.” Sempre pensamos que já sabemos tudo, mas ainda temos muito para aprender. Estou aprendendo muitas coisas que até então não sabia. Sempre tinha muita vontade de fazer o curso, pois além dos idosos, hoje existem pessoas de todas as faixas etárias que precisam de cuidados especiais. Por isso, sou muito grata à prefeitura e ao Senac que tiveram a iniciativa de oferecer à formação”, declara Marlete.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está entre as instituições mais importantes do país que oferecem educação profissional. Está presente em 1.800 municípios brasileiros, com 600 unidades espalhadas de norte a sul do país.

por Assessoria de Comunicação