Destaque Nacional: Benedito Novo é indicado a receber os selos do Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Primeiro passo é a assinatura do Termo de Adesão

O município de Benedito Novo foi um dos nove do Brasil indicados a assinar o Termo de Adesão ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A indicação ocorreu no final do mês de novembro, em Brasília, durante o Seminário Nacional do 6º Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Um dos fatores que motivaram a indicação de Benedito Novo a aderir a estratégia foi a conquista do prêmio destaque pela apresentação do trabalho “Fique sabendo e saia da dúvida! Testes rápidos nos idosos”. A experiência foi explanada aos congressistas pela coordenadora e enfermeira Alexandra Guidarini Stortti. “O objetivo é diagnosticar casos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C entre idosos que frequentam grupos de idosos no município, fazendo os devidos encaminhamentos para tratamento e acompanhamento, caso o resultado seja positivo. Outra proposta é incentivar a prevenção de doenças com uso de preservativos e evitar outros tipos de contágio”, explica Alexandra.

A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa realizou uma premiação simbólica, por meio de entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência de Boas Práticas, no âmbito do SUS. Durante a cerimônia estiveram presentes o prefeito Jean Michel Grundmann, o vice-prefeito Dário Tonolli e o secretário de Saúde e Assistência Social, Ronie Gilberto Loewen.

Lembrando que a assinatura do Termo de Adesão ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é o primeiro passo do processo. Depois, outras quatro fases devem ser cumpridas pelo município indicado:

Fase 2 – Verificação do funcionamento ou criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; capacitação dos gestores municipais, via EAD do MDS; produção de um diagnóstico municipal; e a elaboração de estratégia por parte do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.

Fase 3 – Discussão de projeto de lei com a população; aprovação do plano por parte da Câmara de Vereadores; sanção da lei pelo prefeito; ampla divulgação da lei.

Fases 4 e 5 – Execução da lei.

Após a conclusão das fases, estão previstas reavaliações anuais das metas e ações.

Contato: Prefeito Jean Michel Grundmann (47) 47 99205-0140.

Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223