Combate à gripe: Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 23 Essa estratégia de vacinação foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Em 2018, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis e da Secretaria de Vigilância em Saúde lança a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde vai ocorrer entre os dias 23 de abril e 1º de junho. O dia D, de maior mobilização, está marcado para 12 de maio. Nesta data, todas as unidades estarão atendendo das 8h às 17h, incluindo a distribuição de brindes. O Ministério da Saúde libera a vacina contra gripe de forma gratuita para os seguintes grupos:
* Indivíduos acima de 60 anos. * Crianças de 6 meses até 5 anos. * Gestantes. * Puérperas até 45 dias após o parto. * Trabalhadores do segmento de Saúde. * Povos indígenas. * Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. * Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. * Professores das escolas públicas e privadas.
A vacina contra a gripe é segura e protege contra os três subtipos do vírus que mais circulam no hemisfério sul: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil.

Fotos: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA Contato: Prefeito Jean Michel Grundmann (47) 3385-0487 Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223 Fernanda Valcanaia – Vigilância Epidemiológica (47) 3385-4339 Jari Silva – assessor de imprensa (47) 98803-5710 conectemidia@conectemidia.com