Práticas Integrativas e Complementares desenvolvidas em Benedito Novo são destaques em Congresso Internacional

Evento contou também com atividades ministradas por nomes de referência no cenário mundial

O Rio de Janeiro sediou neste mês I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública (CONGREPICS), promovido pelo Ministério da Saúde. O objetivo foi propiciar fóruns de discussão para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores do Brasil e de outros países.

Entre os representantes de Santa Catarina estavam o secretário da Saúde de Benedito Novo, Ronie Gilberto Loewen, e as enfermeiras Micheli Leal Ferreira e Gabi Müller. O município catarinense teve a oportunidade de apresentar duas práticas desenvolvidas com sucesso entre os pacientes e profissionais das Unidades Básicas de Saúde:

Capacitação pelos pares para auriculoterapia na atenção básica: Um relato de experiência. O trabalho mostrou uma iniciativa do município, onde os próprios profissionais foram usados como multiplicadores. Eles próprios capacitaram seus pares, para aumentar a oferta da auriculoterapia. Após vários encontros presenciais, Benedito Novo passou a contar com seis enfermeiros, um psicólogo, um dentista, um farmacêutico e um médico capacitados e operando de forma híbrida.

A Instrumentalização do autocuidado a partir da meditação e yoga: um relato de experiência. O trabalho mostrou que oYoga e a meditação trabalham o praticante em seus aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual visando à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Em Benedito Novo, há relatos na diminuição da medicação usada para alivio da dor e melhoras no quadro de ansiedade e estresse. Uma paciente também afirma que diminuiu o uso da medicação para insônia.

A programação do CONGREPICS contou ainda com atividades ministradas por nomes de referência no cenário internacional das PICS, representando instituições renomadas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223