Serviço prestado pela Saúde de Benedito Novo é premiado no 67° Congresso de Secretarias de Saúde de Santa Catarina

Evento ocorreu na cidade de Joinville

No mês de julho, o município de Benedito Novo foi representado pelo secretário de Saúde, Ronie Gilberto Loewen, e pelo chefe do Departamento de Saúde, Dariman Teske, no XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. O município foi selecionado para apresentar detalhes do trabalho intitulado “Gestão do acesso aos Serviços de Média e Alta Complexidade: um relato de Benedito Novo – SC”.

Esse mesmo trabalho foi um dos destaques no 67° Congresso de Secretarias de Saúde de Santa Catarina, realizado nesta quarta-feira, dia 29, na cidade de Joinville. “Na oportunidade, recebemos o prêmio Trabalho Destaque em Saúde. Além de Benedito Novo, outras 20 cidades catarinenses foram contempladas com troféus”, explica o secretário.

A Administração Municipal parabeniza todos os profissionais que lutam por um Sistema Único de Saúde mais humanizado. “Estamos orgulhosos, porque esse prêmio é resultado do excelente trabalho prestado por toda a equipe. Isso mostra o comprometimento e a dedicação de cada um”, comemora o prefeito Jean Michel Grundmann.

“Gestão do acesso aos Serviços de Média e Alta Complexidade: um relato de Benedito Novo – SC” – autores Ronie Gilberto Loewen, Alexandra Guidarini Stortti, Dariman Teske e Andressa Roeder Loewen:

“A Política do Pacto de Gestão foi implantada pelo Ministério da Saúde e permite que os municípios assumam a gestão de seus prestadores de serviço. Visto que, desde que essa política do Pacto foi implantada em Santa Catarina vários municípios assumiram a gestão plena de seus prestadores, a exemplo de Benedito Novo.

Isso possibilitou o aumento do acesso aos serviços de média complexidade pela população, através da compra total ou parcial dos serviços, utilizando Consórcio Intermunicipal de Saúde como prestador. Consequentemente, resultou em melhorias em relação ao acesso da população aos serviços.

Tendo como premissa que o acesso aos serviços se daria pelo Consórcio, o Gestor solicitou, através de deliberação de CIB, a repactuação de todos os valores os quais estavam sendo recebidos pelos Municípios sede e Estado para o seu Fundo Municipal de Saúde.”

Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223