Projeto de Benedito Novo é Selecionado em Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional

Benedito Novo venceu a concorrência de mais de 140 projetos inscritos e foi selecionado no Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), promovido pela União Europeia (UE). O programa prevê a capacitação técnica entre municípios do continente europeu com a América Latina e Caribe pelos próximos três anos.

Conforme Simone Gomes, assessora de Saneamento e Meio Ambiente da AMMVI, no projeto de Benedito Novo foram elencados alguns pontos: tratamento de águas residuais, drenagem e gestão de inundações, energia limpa/renovável e eficiência energética dos edifícios. Os demais municípios brasileiros contemplados pelo programa foram Araripina (PE), Belo Horizonte (MG), São Leopoldo (RS) e Vitória (ES) e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O órgão internacional formalizará o início do programa nos dias 9 e 10 de novembro, no Congresso de Bruxelas, na Bélgica. Neste evento, o prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, estará presente e será custeado pelo programa. O objetivo geral do evento é reunir governos locais e subnacionais de várias partes do mundo para estabelecer a metodologia de trabalho e para conhecerem práticas inovadoras em temas de desenvolvimento sustentável local e ação climática.

Inédita, a conquista de Benedito Novo destaca mais um avanço não só para o município, mas também para o Médio Vale do Itajaí. “Foi uma surpresa sermos selecionados dentre tantos municípios brasileiros com bons projetos. Para nós é uma honra representar a região, o estado e o Brasil e compartilhar nossas boas práticas com outros países”, disse o prefeito Grundmann.

Sobre o Programa

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) vai habilitar cidades em diferentes regiões do mundo a se conectarem e a compartilharem soluções para problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável.

Financiadas pela União Europeia, as atividades do UC darão suporte ao atingimento de objetivos políticos tanto a nível local quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

O programa IUC irá fornecer todo o apoio técnico e logístico ao longo do ano de relacionamento entre as cidades parceiras. Isto incluirá uma visita dos consórcios/cidades brasileiros para a Europa por uma semana, e vice-versa.

Fonte: Michele Prada, Ascom AMMVI.