Emissão de Cédula de Identidade

A cédula de identidade é criada por um conjunto de características que distinguem uma pessoa da outra e por meio das quais é possível individualizá-la.

 ¹ No caso de 2ª via, o prazo de conclusão começa a contar a partir do pagamento da taxa.

A CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou CERTIDÃO DE CASAMENTO deve estar atualizada e sem rasuras que impeçam sua leitura clara.
O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA (CPF) pode ser feito nos Correiros ou Receita Federal, e deve ser providênciado antes de dar início a emissão de cédula de identidade.
O COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA deve ser o mais atualizado possível.

Menores de 16 (dezesseis) anos DEVEM estar acompanhados por seus pais ou responsáveis com guarda legal.

Além dos DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS, pode-se adicionar as seguintes informações mediante apresentação de documentos comprobatórios:
– NOME SOCIAL (solicitar requerimento no próprio setor de documentos)
– NIS/PIS/PASEP
– CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)
– IDENTIDADE PROFISSIONAL (conselhos regionais ou federal)
– CARTEIRA DE TRABALHO (CTPS)
– CERTIFICADO MILITAR (apenas para homens)
– TÍTULO DE ELEITOR
– TIPO SANGUÍNEO (o documento comprobatório deve conter vínculo com RG ou CPF)
– Ícones de deficiências FÍSICA/AUDITIVA/INTELECTUAL/VISUAL (laudo médico com CID)

Os números do CPF e da CNH (caso exista) são vinculados automaticamente no documento.

 


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Exige apresentação de documentos
Exige pagamento de taxas
Está amparado por Lei

Como solicitar?
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: até 15 minutos
Tempo para conclusão do serviço: até 30 dias¹
Marlita Dalke


De segunda a quinta, das 08:00 às 12:00 e das 13:15 às 17:00.
Rua Celso Ramos, 5313, Centro
89124-000

Passo a Passo

1

Durante a solicitação os dados da pessoa são conferidos no sistema, e caso necessário, atualizados conforme regramento.

2

Sendo um pedido de 2ª via, é emitida a respectiva taxa.

3

O solicitante confere os dados, e com sua confirmação o processo segue para a próxima etapa.

4

Coleta-se a assinatura e as digitais da pessoa.

5

Aguarda-se o prazo de conclusão (conforme o caso).

6

Retira-se o documento novo mediante apresentação do comprovante de solicitação.

Custos
Nome Valor
1ª Via R$ ISENTO
2ª Via R$ R$ 38,78

Legislação relacionada
Norma Municipal: Lei Estadual nº 7.541/1988
http://leis.alesc.sc.gov.br/html/1988/7541_1988_lei%20-%20compilada.html

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Certidão de Nascimento ou Casamento AtualizadaApresentação1
Cadastro de Pessoa Física (CPF)Apresentação1
Foto 3x4 (ATUAL)Original1
Comprovante de Residência AtualizadoApresentação1
Documento com Foto (Identidade antiga / CNH / Carteira de Trabalho)Apresentação1

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria da Administração e Finanças -

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos