Qualificação de licitações para materiais do setor de saúde é destaque nacional no catálogo da 15ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS “.

Em Benedito Novo a Prefeitura através da secretaria de saúde implantou a qualificação de licitações para a compra de materiais do setor.   A ação ocorreu devido à problemas com as empresas que entregavam produtos inferiores aos acordados em contrato. O acompanhamento do processo e pedidos de amostra, serviram para desclassificar empresas que não se adequavam aos requisitos.

Com a aplicação da medida, as empresas incapacitadas ou mal-intencionadas também foram afastadas dos processos de licitação. As unidades de saúde passaram a adquirir materiais de qualidade, o que reduziu o desperdício e a necessidade de compras diretas.

A experiência do município foi selecionada pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde e publicadas no Catalogo de Experiencias Exitosas 2018. A iniciativa também foi apresentada pela Coordenadora de Atenção Básica, Alexandra Storti, no movimento “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, em Belém do Pará no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em 2018.

Ao todo foram catalogadas 342 experiências. A publicação representa um registro do esforço de cada secretaria municipal com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Para Alexandra a oportunidade de apresentar a iniciativa em um evento nacional e ter o trabalho catalogado representa reconhecimento para a prefeitura e a equipe da secretaria de saúde “Desde o início do governo do prefeito atual e do secretário de saúde, ambos  estão comprometidos com a saúde bem como com pessoas técnicas auxiliando e mostrando que  é possível sim fazer saúde sem aumentar os gastos tendo compromisso e comprometimento”,  afirma  a coordenadora.

Mostra Brasil

A Mostra Brasil é uma ação criada em 2003 pelo Conasems para incentivar o compartilhamento de experiências dos municípios brasileiros.

Por Assessoria de Imprensa