Servidores da Secretaria de Saúde e Assistência Social participam de reunião com o Ministério Público de Timbó

O primeiro encontro promovido pelo Judiciário da Comarca de Timbó teve como objetivo esclarecer dúvidas dos profissionais especialmente sobre situações de violência à criança e ao adolescente. Na reunião, os servidores manifestaram as questões sobre casos que envolvem algumas temáticas, tais como; negligência de cuidados com idosos e crianças, entre outras.

A juíza de direito, Dra. Fabíola Geiser e a promotora da 1º Vara da Infância e Juventude , Cristiane Ferrari,  conduziram o encontro. De acordo com a juíza Fabíola Geiser, a mudança no formato da reunião pode oferecer melhores resultados na agilidade dos trabalhos. E os encontros podem se repetir conforme a necessidade do município.

“Nós fazíamos uma reunião a cada trimestre com todos os grupos de cada município, mas entendemos que é mais eficaz reunir nos de forma municipalizada. E conforme a demanda local, podemos agendar outros encontros para agilizar o trabalho dos servidores”, explica a Juíza.

Para a assistente social e coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social, Serli Dutra, a reunião promove interação e harmonização do trabalho dos servidores.

“Reuniões como essas são muito benéficas para esclarecer resoluções de casos locais para toda a equipe”, relata Serli.

Sobre casos referentes à negligência, a assistente social também ressaltou a importância do cumprimento da lei para a emancipação das famílias do município. “O artigo 229 da Constituição Federal deixa claro que a responsabilidade em cuidar dos pais é dos filhos, e, a responsabilidade pelo cuidado dos filhos são dos pais. Se as famílias seguirem o que prevê o artigo, cuidando dos idosos e das crianças, eles vão depender cada vez menos das políticas públicas, que é o ideal”, afirma a coordenadora.

A Iniciativa do Ministério Público de Timbó visafortalecer especialmente a rede e o atendimento da infância e juventude. O Judiciário da comarca de Timbó abarca os municípios de Benedito Novo, Dr. Pedrinho e Rio dos Cedros.

Por Assessoria de Imprensa