Prevenção ao tabagismo tem início no dia 28 de outubro em Benedito Novo

Nacionais e internacionais, são diversas as marcas de cigarro existentes no mercado. O tabaco está presente em vários produtos que podem ser inalados, fumados, aspirados, mascados e até absorvidos.  Seja qual for a forma, o uso da substância pode trazer sérios danos à saúde.

 

A dependência da nicotina está ligada ao tabagismo que é reconhecido pelo Instituto Nacional do Câncer, INCA, como uma doença crônica. No Brasil, o tabaco geralmente é utilizado através do hábito de fumar. Entre as doenças associadas ao tabagismo estão; leucemia, câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer nos rins; câncer de laringe; câncer de pulmão; câncer de faringe (pescoço) e câncer de estômago.

 

No caso do câncer de pulmão, o tabaco é responsável por 90% dos diagnósticos. O que muita gente não sabe é que o tabagismo é uma doença pediátrica, já que no país 20% dos fumantes começam a praticar o ato antes dos 15 anos de idade.

 

De acordo com o INCA, a cada 10 consumidores, 6 morrem pelo uso do tabaco. A parte financeira do país também é gravemente afetada, mais de 50 bilhões de reais são desperdiçados devido às despesas médicas e falta de produtividade. A cada ano, ocorrem 156.216 mortes que podem ser evitadas através da busca pelo tratamento.

 

E foi pensando nesse cenário, que a secretaria de saúde e a secretaria de assistência social de Benedito Novo, vão promover um curso para quem deseja parar de fumar. De acordo com informações da Equipe de Abordagem, Tratamento e Prevenção do Tabagismo, o tratamento vai ser completamente gratuito e inclui atendimentos de enfermagem, dentista, médico e psicólogo.  Medicamentos/adesivos para auxiliar no controle de abstinência serão fornecidos conforme indicação medica. Os encontros vão acontecer sempre às segundas-feiras das 17h às 18h na sala de atividade coletiva do posto de saúde Dr. Ernani, localizado na rua Cruz e Souza, no centro nos dias 28 de outubro, 04, 11 e 18 de novembro e no dia 02 de dezembro. Para mais informações o contato pode ser feito pelo telefone 3385 -05-52.

 

Por assessoria de Imprensa