Profissionais da prefeitura de Benedito Novo capacitam mães sobre o aleitamento materno nas creches.

O Bebê de Luciana Doege, tem apenas 2 meses e a mãe já está preocupada em como administrar a amamentação da criança quando retornar ao trabalho.

Foi essa, e, outras dúvidas que motivou Luciana e outras mulheres a participarem do encontro de capacitação sobre amamentação para mães com filhos matriculados nas creches municipais.

O encontro aconteceu na noite dessa quinta feira (10) no CEI Marina Maus, localizado no centro de Benedito Novo. A roda de conversa e orientação foi conduzida pela nutricionista, Jéssica Nasato, e a técnica de enfermagem, Gislaine Machado, que são responsáveis pelo projeto “Leite Materno na Creche”.

Leite Materno x Saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o aleitamento materno deve ser praticado por até no mínimo 2 anos. O leite da mãe também deve ser o único alimento ingerido pela criança até os 6 meses de idade.

Essa, e,  outras informações sobre a importância do leite materno  foram repassadas às participantes pela nutricionista “ O leite materno previne alergias e diversas doenças,  promove melhora na aprendizagem e ainda estimula o vínculo entre mamãe e bebê, diferente do leite de vaca que é um alimento pesado para ser ingerido pela criança e ainda pode provocar vários malefícios”, relata Jéssica.

No evento, as mães também aprenderam a extrair e armazenar estoque de leite materno de forma adequada para ser levado até a creche.

“Os frascos devem ser de vidros e com tampas de plástico para que seja de fácil higienização, também recomenda -se tirar o rótulo, lavar o vidro com detergente neutro e deixar ferver por 15 minutos”, explica a técnica de enfermagem e representante do Comitê de Aleitamento Materno, Gislaine Machado.

Desde 2016, os CEIs (Centros de Educação Infantil) recebem informação de como receber e armazenar o leite materno de mães que amamentam. A medida foi regulamentada da pelo Coordenadoria de Alimentação Escolar (Codae), que define que o leite materno deve ser servido nas refeições escolares, desde que a mãe leve o alimento na quantidade e higiene correta.

Ao fim da capacitação, Luciana ficou satisfeita com o aprendizado e conta que já pretende colocar em prática a nova rotina de amamentação. “Quando meus outros filhos foram pra creche eu não sabia como fazer, e, os desmamei muito cedo, mas agora com essas novas informações eu vou manter a amamentação o máximo de tempo possível, afirma a mãe.

por Assessoria de Comunicação