Programa Bolsa família apresenta fila de espera em todo o país

Em Benedito Novo moradores já cadastrados recebem o auxílio normalmente.

Quem precisar entrar no Programa Bolsa família precisa estar disposto a aguardar. De acordo com os dados apresentados na reunião da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, após 2 anos, o programa está novamente com fila de espera.

 Ao fazer o cadastro para receber o auxílio, o cidadão que não receber retorno em até 45 dias, automaticamente já está na fila de espera. A falta de recursos é a principal causa da lentidão.  Este ano o programa está no limite da meta fiscal, já foram gastos 20,9 bilhões do total de 29,5 bilhões reservados para o período.

 

Dados Benedito Novo

 Segundo informações do coordenador do programa no município, Yuri Dutra, mais de 60 famílias recebem o benefício. O valor total destinado ao programa na cidade é de R$12.259,00. De acordo com o coordenador, há outras famílias locais que recebem benefícios sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BCP) e o Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

 O Bolsa Família é um programa do governo, criado em 2004 com o objetivo de repassar renda para pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.  Para ter direito ao provento é preciso comprovar uma renda de até 89 reais por pessoa (em lares sem crianças), e, de até 178 reais onde há presença de crianças e adolescentes.

 

Por Laís Silva ( Assessoria de Comunicação)