Campanha de vacinação contra o Sarampo
No mês de outubro acontece a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde a ação vai ser dividida em duas etapas.
Primeira Etapa
✓ Calendário: 07/10 a 25/10 (Dia D 19/10)
✓ Público: Crianças não vacinadas a partir dos 6 meses até 5 anos de idade.
A prioridade do primeiro grupo acontece devido à taxa elevada de diagnósticos nessa faixa etária. Segundo informações da Secretaria de Vigilância em Saúde as crianças com menos de 5 anos de idade possuem maior risco de desenvolver a doença e chegar à óbito.
Segunda Etapa
✓ Calendário: 18/11 a 30/11 (Dia D 30/11)
✓ Público: Adultos com idade entre 20 a 29 anos de idade.
O número de casos de sarampo nessa faixa etária também é considerado alto pelo Ministério da Saúde. Em Benedito Novo a responsável pelo setor de epidemiologia, Marcia Hennich, relata que o setor já está empenhado na divulgação e realização da campanha. A profissional também faz um alerta sobre os cuidados preventivos “Vamos entregar folhetos nas escolas para orientar os pais e alunos, e, também nas unidades de saúde. No dia D vamos fazer vacinação contra essa e outras doenças para quem necessitar. No momento é importante que a população não vacinada evite contatos com pessoas de estados com índice alto de sarampo, como o estado de São Paulo, por exemplo”, afirma Marcia.
O sarampo é uma doença que provoca infecção grave e pode levar à morte. A transmissão do vírus ocorre pela tosse, fala, espirro e respiração. A única forma de evitar o sarampo é a vacinação. No ano de 2019 o Brasil registrou casos de sarampo nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, São Paulo, Piauí, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.