Prefeitura executa obras que buscam reduzir impactos causado por enchente

Ponte da rua Pedro Maus será interditada, para construção de galeria

Um conjunto de obras vem sendo planejado e executado em Benedito Novo, com a proposta de reduzir os impactos causados pela elevação do rio Benedito, que corta a área central da cidade. A primeira etapa foi a retirado de rochas que represavam a água, ocasionando em inundações na localidade de Santa Rosa. “Essas pedras tinham sido jogadas no rio na época das obras de pavimentação, por volta dos anos 80. Com a conclusão dos trabalhos, havendo uma grande cheia, o nível do rio Benedito deverá reduzir mais de um metro”, explica o prefeito Jean Michel Grundmann.

Ainda nessa semana, deve ser iniciada a segunda etapa do projeto, que inclui a construção de uma galeria na rua Pedro Maus. A Defesa Civil deve acompanhar o andamento dos serviços e já foram liberadas as licenças ambientas. Para não atrapalhar os trabalhos, a ponte de concreto da Pedro Maus será interditada por tempo indeterminado. “Pedimos paciência para quem usa com frequência a estrutura para fazer a travessia, porque a interdição é realmente necessária. Como rota alternativa, orientamos que sejam usadas a via de acesso ao Kaspereit ou a entrada do Ribeirão Prochnow”, ressalta Jean.

Para finalizar, a terceira e última etapa será semelhante a primeira. Ou seja, para dar mais vazão à água outra quantidade de rochas será retirada das águas do rio, no trecho entre o Centro e Santa Rosa. “O investimento será de R$163,991,58. São recursos próprios do município”, observa o secretário de Planejamento e Trânsito, Ivandro Klitzke.

apprimo@grupoconectemidia.com.br