Roda de conversa sobre doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti envolve profissionais da Saúde
Roda de conversa sobre doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti envolve profissionais da Saúde
Trabalho foi direcionado, principalmente, à febre amarela
Um trabalho iniciado neste mês nas Unidades Básicas de Saúde de Benedito Novo é a roda de conversa, envolvendo os profissionais que fazem parte das equipes de Saúde. Entre os assuntos abordados estão as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a dengue, o vírus zica, o chikungunya e, principalmente a febre amarela urbana.
Entram na pauta as formas de controle, as vacinas e as medidas a serem tomadas em caso de suspeita da doença. “Principalmente em relação à febre amarela, reforçamos a informação de que o macaco não é o transmissor, muito pelo contrário, eles são os primeiros a adoecer, nos alertando do perigo”, explica a agente de controle de endemias, Janaina Joana Klemann Küster.
São usados na atividade, materiais informativos disponibilizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), que explica o que é a febre amarela, como os macacos ficam quando estão doentes e com o mapa de Santa Catarina, onde está destacada a área de recomendação da vacina.
É discutida também a importância de comunicar imediatamente os órgãos de Saúde quando forem encontrados macacos mortos, incluindo carcaças, ossadas e animais atropelados.
Esse trabalho já aconteceu nas Unidades de Saúde de Alto Benedito, Santa Maria e Dr. Ernani. Nos próximos dias, a atividade será estendida à UBS da Barra São João, contando sempre com a participação da Vigilância Epidemiológica.
Fotos: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA
Contato: Prefeito Jean Michel Grundmann (47) 3385-0487
Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223
Jari Silva – assessor de imprensa (47) 98803-5710