Auriculoterapia e Ioga são práticas integrativas e complementares em Saúde oferecidas em Benedito Novo

AURICULOTERAPIA

A auriculoterapia chinesa é uma medicina alternativa que consiste na estimulação de pontos específicos da orelha com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos. Entre as finalidades estão: aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas.

Em 2016, o Ministério da Saúde ofereceu Curso de Formação em auriculoterapia, com o objetivo de capacitar profissionais de nível superior da atenção básica por meio de ensino semipresencial. O curso foi dividido em duas etapas: a distância (EAD), com carga horária de 75 horas, e presencial, em Florianópolis, com carga horária de 5 horas. Benedito Novo liberou três profissionais da saúde, sendo duas enfermeiras e uma médica, para participarem. Neste ano, em março, foram realizadas capacitações internas para profissionais do Núcleo de Saúde da Família (NASF) e profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O procedimento passou então a ser oferecido gratuito pela Secretaria de Saúde e Assistência Social. No município, a prática de estimulação ocorre com sementes de mostarda. Os usuários do SUS que têm interesse de realizar o procedimento devem procurar a unidade de saúde para agendamento.

IOGA

Outra prática alternativa oferecida aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Ioga. Trata-se de um conceito e uma filosofia que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. O objetivo é cuidar do paciente em todas as suas dimensões, não somente a física, e atuar tanto como coadjuvante no tratamento de doenças, quanto como estratégia de promoção de saúde.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Benedito Novo também disponibiliza a Ioga gratuitamente para a população. A atividade é desenvolvida uma vez por semana, nas quartas-feiras, das 8h às 9h30, na Unidade Básica Dr. Ernani Luiz Olinger. “As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como a auriculoterapia e a Ioga, têm ciência e aprovação do Conselho Municipal de Saúde, conforme reunião realizada em fevereiro deste ano”, explica o secretário de Saúde, Ronie Gilberto Loewen.

Fotos: DIVULGAÇÃO/INTERNET

Secretário Ronie Gilberto Loewen (47) 3385-0487 – RAMAL 223