2ª Feira Regional de Artesanato do Vale Europeu conta com a participação de mulheres muito talentosas de Benedito Novo

Município foi muito bem representado, principalmente em relação à qualidade dos produtos

Você já ouviu falar em fazer artesanato utilizando escama de peixe e fibra de bananeira como principal matéria-prima? Interessante, né? Essa foi a técnica que a artesã Geni Zummach Andres, de Benedito Novo, levou para a 2ª Feira Regional de Artesanato do Vale Europeu, em Gaspar, de 7 a 9 de julho. As várias peças que ela confecciona chamaram muito a atenção de quem passou pelo evento e, inclusive, das equipes de TV, rádio e jornais da região. “Ela, que reside em Baixo Santa Maria, fez o maior sucesso com essa forma inteligente, sustentável e muito criativa de fazer artesanato”, elogia a diretora de Turismo e Cultura, Cíntia Mara.

Para conseguir as escamas, a Geni conta com a parceria dos piscicultores do município, das localidades de Ribeirão dos Russos e Ribeirão das Antas. São escamas extraídas principalmente da tilápia e da carpa. “Se outros criadores de peixe também quiserem colaborar é só procurar a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer que a gente tem o contato dela”, explica Cíntia.

O município esteve representado também no evento, que fez parte do 22º Festival de Inverno (Festinver), pelas artesãs Maria Anita Moser, que faz acessórios para o cabelo utilizando laços e fitas, e Schirlene Schaiane Grundmann, que trabalha com a produção de mandalas para decoração. “Nosso município e artesãos foram muito bem representados em Gaspar, afinal, toda a produção que elas levaram para a feira são de ótima qualidade. Todas estão de parabéns”, reconhece o prefeito Jean Michel Grundmann.

As três tiveram a oportunidade de participar também de uma oficina de capacitação, onde o tema principal foi “O fazer artesanal como fonte de renda e aproximação do consumidor”.

OFICINA DE CROCHÊ

Outra oficina que integrou a programação da feira foi a de Artesanato produzido em Crochê, oferecida pela empresa Linhas Círculo. Nesta, participaram as crocheteiras de Benedito Novo: Maria Aparecida da Silva e Maria do Carmo da Silva. “Nossas Marias aprenderam a confeccionar vários objetos decorativos e vão poder servir de multiplicadoras, ensinando outras mulheres as técnicas trabalhadas na oficina”, explica Cíntia.

CASINHAS DO TEMPO

O stand de Benedito Novo contou ainda com a exposição de uma peça considerada a identidade cultural do município. São as Casinhas do Tempo. Como o próprio nome diz, elas servem para indicar as condições do tempo, ou seja, se vai chover ou vai dar Sol. Os visitantes ficaram muito curiosos em relação a forma como a casinha funciona.

Fotos: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE BENEDITO NOVO

Diretora de Turismo e Cultura – Cíntia Mara (47) 3385-4341