Não deixe a DENGUE chegar!!

Benedito Novo contra a Dengue

A dengue a cada dia vem preocupando os catarinenses, até o dia 02 de fevereiro de 2015 já foram confirmados em Santa Catarina 40 casos de dengue. Segundo relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), sete cidades catarinenses contabilizam pessoas com a doença: Itajaí (32), Balneário Camboriú (2), Florianópolis (1), São José (1), Guaramirim (1), Balneário Barra do Sul (1), Três Barras (1) e uma de fora do Estado.

Com a proximidade das cidades, com casos confirmados e focos do mosquito transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social em conjunto com a Vigilância em Saúde e Controle da Dengue de Benedito Novo, vem fazendo ações preventivas de combate e controle da dengue.

Foram capacitados os agentes comunitários de saúde para serem multiplicadores, bem como emitido alerta a todas as Equipes de Saúde da Família para ficarem identificar casos tidos como suspeitos. Todas as Unidades de Saúde do município estão aptas a identificar casos suspeitos da doença, tratar os sintomas e se necessário solicitar exames para confirmação.

O Município conta hoje com uma agente de campo, que realiza todas as atividades de rotina do programa na qual é capacitada, treinada e atuante  fazendo orientações, prevenção e controle. Segundo Janaina Joana Klemann Küster “Semanalmente são inspecionados mais de 50 armadilhas a fim de detectar  a presença do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue). Ela explicam ainda que as armadilhas são feitas com pedaços de pneus de motocicletas, que são instaladas em imóveis pré determinados, após receberem autorização do proprietário e que nas inspeções são recolhidos todos os tipos de larvas existentes para posterior análise laboratorial. As armadilhas ficam espalhadas por todo o municípios nas áreas  urbanas, formando uma rede  na qual  estão distribuídas a cada 300 metros ou a cada 100 imóveis.”  Janaina esclarece que as larvas coletadas nas  armadilhassão encaminhadas a 15ª Gerencia de Saúde de Blumenau, onde passam por analise para confirmação ou não da presença do Aedes Aegypti. Além das armadilhas ainda são inspecionados mais de 30 pontos estratégicos situados em borracharias, ferro velhos, cemitérios, transportadoras, empresas de grande porte, floriculturas, etc.

A enfermeira Alexandra Guidarini Stortti, da vigilância epidemiológica, relata que o vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes Aegypti, um mosquito urbano e diurno que se multiplica em depósitos de água limpa e parada, acumulada ao ar livre ou dentro dos imóveis. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgias (dor no corpo) ,artralgias (dor nas articulações), dor retro-orbital (dor atrás dos olhos), podendo manifestar manchas vermelhas na pele. Algumas pessoas podem evoluir para formas graves da doença, apresentando manifestações hemorrágicas que podem levar a morte. Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias dentro ou fora do nosso Estado, em cidades com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados, devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Janaina Joana Klemann Küster faz um alerta “algumas ações podem ser feitas pela comunidade para ajudar a evitar o surgimento do mosquito:Manter latões de água, filtros e caixas d’água tampados e limpos; manter as calhas limpas; as lonas muito bem esticadas; manter os pneus e sucatas sempre secos e em lugares cobertos; lavar os bebedouros com esponja ou escova uma vez por semana; colocar água sanitária nos ralos, semanalmente; remova a água acumulada das folhagens (bromélias) 2 vezes na semana; manter baldes; trate a água da piscina com cloro e limpe-os uma vez por semana; coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas
fure os vasos de flores artificiais (não deixe acumular água principalmente em cemitérios) e garrafas com a boca virada para baixo”.

O Secretário municipal de Saúde Ronie Gilberto Loewen, apoia todas as ações e faz um alerta a população Beneditense solicitando apoio e mobilização social: “É preciso agir de forma coletiva e individual, com a ajuda de todos, podemos evitar que o mosquito transmissor da dengue se prolifere, causando uma infestação em nosso município.

IMPORTANTE: EM CASO SUSPEITO DE DENGUE PROCURE UM MÉDICO, EVITE O USO DE MEDICAMENTOS A BASE DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, COMO AAS, MELHORAL, ASPIRINA, DENTRE OUTROS.

Lei Estadual nº 15.243, de 29 de julho de 2010: Medidas para evitar a existência de criadores para Aedes aegypti e Aedes albopictus

• Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas
  • Fure os vasos de flores artificiais, não deixe acumular água
  • Mantenha as sucatas em locais cobertos