Encontros de “Escutatória” do SUS de Benedito Novo é apresentado na VIII Amostra “Humaniza SUS” promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (SES)

Em Benedito Novo os profissionais de saúde se reúnem mensalmente nas unidades de saúde para os encontros de “Escutatória”.  No encontro é formado uma roda de conversa aberta entre servidores e usuários do SUS. O psicólogo Fernando Portella conduz o grupo por meio da psicanálise. Segundo o profissional o objetivo das reuniões é promover a saúde “Ao longo das reuniões, são articulados assuntos sobre a vida, o cotidiano de trabalho, as angústias e incertezas que compõem a experiência humana e que interferem na nossa saúde”, explica Portella.

 

A ideia de promover a escuta tória teve influência da crônica de Rubem Alves. No texto o autor aborda a importância da prática de escutar o outro de forma imparcial, sem o uso de pré-conceitos para filtrar a narrativa.

 

Segundo Fernando, os benefícios da inciativa já são visíveis. “Percebo, pelos relatos dos usuários (na maior parte agentes de saúde) que isso tem um efeito terapêutico e de qualificação da escuta. As pessoas tratam lá assuntos pessoais, e também conseguem “olhar de fora”, pensar sobre outra perspectiva a rotina de trabalho”

 

“Os Encontros de Escutatória” acontecem desde o início de 2019, nas unidades de saúde do município.  O psicólogo ressalta a relevância da escuta tória para a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esses momentos permitem que os trabalhadores da saúde possam escutar a eles mesmos, aos colegas e usuários, como pessoas com uma história a ser considerada, e não apenas números num relatório”, relata Portella.

 

A técnica de enfermagem do posto de saúde do bairro Alto Benedito, Cristiane Nassien, já esteve presente em um dos encontros e aprovou a experiência. “Eu gostei achei importante a troca de experiências que acrescentam e aqui organizamos os encontros em frente à recepção para que a população participe cada vez mais”, afirma ela.

 

 

Referência estadual

O programa de Escutatória do SUS de Benedito Novo ganhou destaque no estado de Santa Catarina.  A iniciativa foi apresentada pelo psicólogo Fernando Portella na VIII Mostra de Experiências de Humanização com o tema “Humaniza SUS na contemporaneidade”. O evento aconteceu na cidade de São José (SC) no mês de outubro.  A Mostra de experiências é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Escola Pública de Saúde.

 

Fonte: Secretaria de Saúde de Benedito Novo e Secretaria do Estado da Saúde

Por Assessoria de Imprensa