O número de casos de dengue no estado de Santa Catarina gera preocupação na população.

Segundo informações da diretoria de Diretoria de Vigilância Epidemiológica   entre os dias 7 e 21 de setembro o estado catarinense registrou 16 novos casos da doença. Os municípios afetados são; Camboriú (4), Bombinhas (4), Itajaí (2), Blumenau (1), Florianópolis (1), Navegantes (1) e Porto Belo (1).

 

Em Benedito Novo, a secretaria de saúde deu início nessa semana à uma série de ações educativas, afim de informar à população sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença). As atividades vão ser realizadas em creches, escolas municipais e estaduais, e, devem acontecer nos meses de outubro e novembro.

 

Dentre as   realizações, a equipe de saúde apresenta uma peça de teatro com a história de uma dona de casa que possui o hábito de acumular lixo na residência, o que favorece a manifestação dos mosquitos através dos criadouros.

O teatro é apresentado pela Agente de Combate a Endemias (ACE, Janaina Küster, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pela responsável da Vigilância Epidemiológica, Márcia Hennich.

 

De acordo com a agente, Janaina Küster, os pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora de orientar as crianças sobre o risco de jogar lixos em locais inadequados. “Qualquer objeto, por mais pequeno que seja, mas se acumular água poderá ser um criadouro, um papel de bala, casquinha de ovos ou tampinhas de garrafas, por exemplo”, explica Janaina.

 

Para a profissional de saúde, as atividades de orientação nas escolas promovem resultados positivos. ”As crianças são fundamentais na propagação das informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, principalmente no âmbito familiar. Elas são peças chaves na mobilização, e conscientização não só por levarem as informações para casa, mas na formação de uma sociedade mais consciente no futuro”, afirma ela.

 

Após a retirada de focos do mosquito na localidade de Alto Benedito em março deste ano, o setor de saúde resolveu intensificar as ações de prevenção e controle. No mês passado foi realizado um mutirão de limpeza no local. Segundo informações da secretaria de meio ambiente mais mutirões vão ser realizados ainda neste ano.

 

Para a professora aposentada e moradora do bairro Alto Benedito, Naely Caetano, a prevenção é o mais importante.”  É muito bom saber que estão sendo feitas ações como essas, infelizmente ainda há pessoas negligentes com o manuseio do lixo e precisamos reforçar o tema e evitar inclusive a morte por descuido “, declara a professora.

 

Por Assessoria de Comunicação