Atendendo recomendações da FECAM e TCE-SC, prefeito de Benedito Novo decreta Situação de Emergência

Consequências da paralisação dos profissionais do transporte rodoviário foram os fatores que motivaram a decisão

Foi assinado nessa quarta-feira, dia 30, pelo prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, o decreto 041/2018, que declara Situação de Emergência no município, por tempo indeterminado. A decisão foi oficializada após reunião com o secretariado.

Alguns fatores relevantes foram levados em conta:

*A paralisação nacional dos profissionais do transporte rodoviário, deflagrada em 21 de maio de 2018, em manifesto contra os preços dos combustíveis, dentre outras reivindicações.

*A paralisação em decorrência do desabastecimento, afetando diversos setores da economia.

*A falta de produtos e materiais essenciais, afetando o transporte, entre outros.

*A necessidade de adoção de medidas preventivas, as quais objetivam manter e garantir a correta prestação dos serviços públicos.

*A indefinição do fim das paralisações e o tempo necessários para o restabelecimento das condições normais de transporte e distribuição de produtos essenciais.

*As recomendações da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

Quanto aos serviços prestados pela Prefeitura, ficou decidido também na reunião, sendo incluído no decreto, que os secretários municipais responsáveis pelas unidades administrativas poderão limitar demandas, visando o atendimento da Saúde, Educação e demais serviços considerados essenciais. “Fica ratificado o que dispõem o Decreto 038/2018, assinado na segunda-feira, dia 28, com a possibilidade do servidor fazer a opção de compensação de horas, além do desconto de dias de férias”, orienta o prefeito.

SERVIÇOS DA SAÚDE

Na Saúde, viagens administrativas estão suspensas. “Estamos dando prioridade às viagens para tratamentos médicos, como também o atendimento do Hospital São Benedito. Isso só é possível devido ao estoque estratégico de combustível mantido pela Prefeitura”, explica o secretário de Saúde, Ronie Gilberto Loewen.
Medicamento e insumos estão garantidos pelos próximos dez dias e os funcionários de Benedito Novo e Timbó estão sendo transportados com as Vans da Prefeitura.